4 motivos para expor em eventos de inovação

É inegável que a maneira de empreender se transformou muito nos últimos anos. A era da inovação acelerou o crescime...

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12 DE MARçO DE 2021
4 motivos para expor em eventos de inovação
4 motivos para expor em eventos de inovação

É inegável que a maneira de empreender se transformou muito nos últimos anos. A era da inovação acelerou o crescimento das empresas e aumentou exponencialmente as possibilidades de negócios e conexões, unindo diversos mercados e organizações com diferentes focos.

 

Com isso, a maioria das marcas deixaram de ser locais para atingirem, rapidamente, escala nacional e internacional em poucos meses. Para aquelas que trabalham no digital, a razão é óbvia: é viável atender clientes que moram em locais distantes sem um grande esforço logístico. Para aquelas que ainda trabalham com produtos físicos ou atendimento presencial, o uso de dados tornou possível a realização de detalhados estudos de densidade na hora de abrir novas filiais.

 

No entanto, uma coisa une ambas: a necessidade de marcar presença onde seu público-alvo está. Para isso, é preciso ter um planejamento extremamente certeiro para obter bons resultados sem a necessidade de um grande investimento.

 

Então, por onde começar?

O trabalho de expansão das marcas geralmente é tarefa das equipes de marketing, que estudam as possibilidades interna e externamente para viabilizar o melhor investimento, no intervalo mais curto de tempo, com os melhores resultados.

 

Com a expansão do digital, a grande batalha das empresas passou a ser para conquistar a confiança e a intimidade do público. Afinal de contas, apesar de os padrões de consumo terem mudado em muitos aspectos, as pessoas ainda criam relações afetivas com marcas. Em um mercado vasto, uma não afinidade com o público pode trazer grandes dificuldades. Para resolver esse problema, ter um espaço de exposição e interação presencial é fundamental.

 

E o investimento assertivo para este objetivo está na escolha por patrocinar e expor em eventos, como a Gramado Summit, que é considerada a maior conferência de inovação do país. Sediada em Gramado/RS, reúne milhares de participantes todos os anos para discutir sobre o futuro e gerar negócios.

 

Confira alguns motivos que validam esta escolha:

1 - Geração de oportunidades

O mercado de eventos se manteve em crescimento mesmo com a ascensão do digital. As marcas, com o passar dos anos, entenderam a necessidade de estar em contato direto e humano com seus clientes. O resultado se apresenta tanto na geração de novos negócios, como na retenção de clientes e na expansão da marca.

 

Assinar o patrocínio de um evento é mais do que status: diante do público consumidor daquele mercado, a marca que investe nas conferências se mostra referência de mercado. Os resultados extraídos disso são diversos:

 

  • Clientes indecisos podem optar pela sua empresa depois perceber ideais em comum com ela;
  • Clientes já conquistados poderão conhecer ainda mais sua marca, consolidando o interesse e expandindo o tempo de parceria;
  • Os eventos de negócios geralmente são direcionados para um mercado específico, gerando a oportunidade de abordagem direcionada para seu time de marketing e vendas;
  • Cada participante é um potencial interessado naquilo que você está fazendo.

 

No caso da Gramado Summit, por exemplo, são milhares de empreendedores interessados em inovação. Para as empresas expositoras, gerando centenas de novas possibilidades de negócios no intervalo de poucos dias.

 

Patrocinar ou expor em eventos é diferente de ter um loja em um shopping ou em uma avenida movimentada. No seu estabelecimento físico, sua empresa poderá levar meses para registrar a visita do mesmo número de interessados que poderá atender em apenas três dias de evento.

 

2 - Ampliação do alcance da sua marca

Assim como a era digital facilitou o crescimento das empresas, essa facilitação aumentou também a concorrência. Uma empresa que é líder de segmento pode perder o seu posto e cair no esquecimento do consumidor em pouco tempo, se não agir de maneira prudente e eficaz. Por isso, estar apenas no digital pode ser uma escolha de risco.

 

Quando falamos sobre patrocinar e expor em eventos, esse problema é superado. A marca que opta por este tipo de investimento garante a possibilidade de dialogar cara a cara com seu consumidor.

 

Os resultados são muitos:

  • A oportunidade de cativar seu público;
  • O diálogo com o consumidor pode ser um grande pilar de desenvolvimento da sua marca e do seu produto;
  • Sua empresa pode se tornar amiga fiel do seu cliente, ouvindo suas necessidades e apresentando as soluções necessárias;
  • Diante de um mercado concorrido, sua marca poderá ser fixada na cabeça do seu consumidor.
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Eventos também são importantes para entender o que seu público espera da sua marca. Através deste contato e do aprendizado nas trilhas de conteúdo, você poderá identificar qual a linguagem ideal para posicionar sua marca diante dos consumidores - aumentando a credibilidade diante deles.

 

Só a Gramado Summit 2021 contará com 140 palestrantes, divididos em três palcos simultâneos, para te ajudar nisso.

 

3 - Aumento da presença no mercado

O grande foco de uma empresa que quer crescer independente do cenário econômico deve ser estar à serviço do consumidor. Para isso, muitos meios são possíveis e fundamentais.

 

O mais comum dele passa pela venda, claro. Nele, você apresenta suas soluções e serviços, identificando a dor do cliente que pode ser resolvida pelo seu negócio. Depois, aponta os motivos fundamentais para que essa parceria seja viável e importante para o cliente, a fim de fechar o negócio.

 

Outro método de tornar isso possível é escutando seu público-alvo. O grande papel da sua empresa na realidade dele é o de solucionar questões importantes de maneira eficaz, certo? Mas, como o mercado muda constantemente, os problemas do seu cliente se transformam também. Por isso, é fundamental ouvir o que ele tem a dizer, estando disposto a aplicar as mudanças que possam incrementar o seu negócio.

 

Identificar as dores do seu cliente, bem como adaptar suas soluções à transformação do mercado pode ser valioso tanto na hora de adquirir como na hora de reter os consumidores da sua empresa.

 

Mostre para o mercado que você não está apenas presente nele, mas busca estar à frente dele pela inovação, e está preparado para enfrentar as transformações que ele, porventura, irá passar.

 

A Gramado Summit é o grande ambiente para isso: fazer negócios, desenvolver melhor seu produto e fixar uma relação de proximidade com o consumidor. As suas possibilidades no evento são infinitas, basta você definir quanto está disposto a investir.

 

4 - Conquistar o cliente em fatores decisivos

Todos os motivos citados acima são fundamentais na decisão de compra dos seus clientes. É sempre importante que você lembre que, ainda que sua empresa atue no B2B, você sempre negociará com outras pessoas. Por isso, é fundamental considerar suas sensações, sentimentos e vontades.

 

Diante dessa realidade, sua marca deve fazer parte da rotina do seu clientes, o máximo possível. Para isso, um bom serviço ou produto é indispensável, claro. Mas, uma presença além da prática e dos resultados que você entrega, é extremamente importante também. Se o seu perfil de clientes está no evento, sua empresa não pode cair no equívoco de não estar.

  

O que fazer no evento

Para tornar sua participação mais efetiva, o seu time de marketing deve ter um objetivo estabelecido na hora de planejar sua presença na feira de negócios. Escolher pela modalidade de Patrocínio ou Exposição na Gramado Summit pode impulsionar seus resultados em diversas frentes diferentes.

 

Confira algumas delas:

 

NOVOS NEGÓCIOS: Essa é a oportunidade que sua empresa tem de estar em contato com uma gama imensa de interessados no seu negócio, durante três dias inteiros. Você não precisará procurar pelo clientes, apenas terá a tarefa de atrair eles a seu estande para trocar uma ideia. Esta é uma ótima oportunidade para vender e aprender ainda mais sobre as reais necessidades do mercado.

 

IMPULSIONAMENTO DE MARCA: Eventos são uma ótima oportunidade para tornar sua marca conhecida além do comum. Se você ainda não tem um negócio focado em inovação, mas está iniciando um movimento de imersão nesse ecossistema para inserir sua empresa nele, a Gramado Summit é uma ótima oportunidade. A feira de negócios é uma vitrine e um excelente laboratório para sua marca.

 

NA LINHA DE FRENTE DO MERCADO: As feiras de negócios de inovação são pensadas para empresas que lideram seus segmentos e estão dispostas a transformar a realidade do mercado, facilitando processos e adaptando soluções. A Gramado Summit é uma grande oportunidade de você colocar sua marca lado a lado com aqueles que movimentam a economia do seu setor, gerando novos negócios e entrando neste seleto grupo.

 

A credibilidade conquistada com o público se encaixa nos três tópicos acima.

 

Como expor

Para garantir a participação da sua empresa na Gramado Summit 2021, aproveitando tanto as oportunidades de negócios como o aprendizado garantido pelo evento, clique neste link. A decisão de marcar presença pode transformar a maneira com que sua empresa enxerga o mercado e a relação com seus clientes.

 

Foto créditos: Por Martina Belotto - diretora de Comunicação da Gramado Summit