Grafeno: conheça as aplicações do material do futuro

O grafeno é um nanomaterial que, desde que foi descoberto em meados de 2004, pelos físicos russos André Geim e Konstantin Novosel...

Voltar para o blog
27 DE JANEIRO DE 2021
Grafeno: conheça as aplicações do material do futuro
Grafeno: conheça as aplicações do material do futuro

O grafeno é um nanomaterial que, desde que foi descoberto em meados de 2004, pelos físicos russos André Geim e Konstantin Novoselov, ganhou uma enorme repercussão, além de um vasto campo de pesquisas, pois suas características e propriedades são muito específicas e podem ser utilizadas em diversas áreas. Além disso, possui um enorme potencial para revolucionar cada vez mais a tecnologia que conhecemos hoje em dia.

 

Esse nanomaterial pode ser definido também como uma folha plana bidimensional de átomos de carbono densamente compactados e com a espessura de um único átomo. Entre as suas principais características, pode-se destacar a flexibilidade, a leveza, as ótimas propriedades térmicas e a durabilidade - é extremamente resistente, até mesmo mais do que o próprio diamante. Além disso, é impermeável, translúcido, rígido, fino e possui condutividade elétrica.

 

As principais áreas de aplicação do grafeno

 

- Telecomunicações

Nessa área, o grafeno pode se fazer presente na fabricação de telas flexíveis e baterias de itens do ramo. Além disso, o grafeno pode atuar de diversas formas em produtos de computação, desde a ampliação do poder de processamento, graças à sua boa condutibilidade, até a redução do aquecimento dos aparelhos. Pode também melhorar o acesso à internet, já que o circuito de grafeno é até 100 vezes mais rápido que um comum.

 

- Eletrônica

Nesta área, existem estudos que preveem a construção de transistores a base de grafeno, com isso, a tendência é que eles sejam ainda menores que os atuais.

 

- Área energética

No ramo de energia, o grafeno pode ser aplicado e já é apresentado em baterias de carros, de bases de segurança nacional, entre outros. Com isso, as baterias ganham muita qualidade e rápido armazenamento de energia, podendo ser recarregadas em um prazo muito menor em relação aos materiais convencionais, como o lítio.

 

Nessa área, o grafeno pode ser aplicado ainda na produção de células solares, garantindo ao produto maior flexibilidade, transparência e redução dos custos de produção.

 

- Agroindústrias

O grafeno se torna um excelente aliado, pois pode ser aplicado de forma que se torna um portador de micronutrientes fertilizantes, fazendo essa liberação de forma lenta e com baixos custos.

 

- Alimentação

Estudos estão sendo realizados a fim de comprovar que a utilização do grafeno pode contribuir também com o setor de alimentação e bebidas, principalmente com a inovação das embalagens dos produtos e também na fabricação de alguns equipamentos que produzem os alimentos.

 

- Têxtil

O ramo têxtil é um setor que ganha e muito com a aplicação do grafeno, pois o material permite que sejam criadas roupas e calçados inteligentes, por exemplo. Devido à sua condutividade térmica, podem ser criados trajes que transportam o calor para fora do corpo e podem ser comercializados para atletas. Outra aplicação nesse ramo é a produção de peças em que os tecidos mudam de cor com a aplicação da eletricidade.

 

O grafeno é um excelente substituto das fibras de poliéster e nylon, graças a sua leveza.  Ele permite ainda criar roupas que protegem pessoas contra doenças transmitidas por bactérias, sendo muito bem-vindas em ambientes hospitalares.

 

- Indústria mecânica e automobilística

Além da produção de equipamentos que contribuem com o trabalho na indústria mecânica e automobilística, o grafeno pode ser aplicado na produção das próprias peças dos automóveis, motores, borrachas, vedações, lubrificantes e assim gerando qualidade, durabilidade, resistência, entre diversas outras vantagens.

 

Os chassis dos veículos e lataria também podem ser constituídos desse nanomaterial, afinal, a redução de peso dos automóveis seria um dos principais aspectos a serem levados em conta, assim como a qualidade dos itens.

 

A BoomaTech ajuda você

 

Esses são apenas alguns exemplos das aplicações do grafeno no dia a dia, já que existem uma imensidão de outras utilizações desse material do futuro.

 

Se você deseja conhecer mais aplicações do grafeno e ainda passar a contar com esse nanomaterial em seu negócio, converse com a BoomaTech, a maior empresa de produção de grafeno do Brasil e pode desenvolver soluções personalizadas para o seu ramo de atuação.